Ouça agora a R10Music !

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Sayonara: exemplo de persistência e combate ao preconceito sexual

Sayonara, concedeu entrevista em sua casa no bairro Bom Jesus.

Hoje vamos publicar exclusivo, a primeira parte da entrevista da primeira professora trans do Estado de Minas Gerais e uma das dez do Brasil, ocupando cargo efetivo de professora de geografia e história na Escola Estadual Tancredo Neves há 05 anos e na Escola Estadual José Inácio há 1 ano em Uberlândia.

Em se tratando de cargo público é a segunda, pois o Governo Anastasia tem em seus quadros Walkiria La Roche que trabalha no Centro de Referência Homossexual em Belo Horizonte, e é formada em Educação Física

Sayonara, fala de tudo, de seus amores, de sua infância e adolescência, sua experiência na rua, seu futuro, seus namorados, família, abusos, seus gostos e desgostos. Enfim Sayonara respondeu há mais de 100 perguntas que publicaremos em 3 blocos, se despindo nesta entrevista.



Entrevista:

1. Nome completo:  Marcos Naider Bonfin Nogueira

2. Nome usado no dia a dia: Sayonara Nogueira

3. Formação, ano e instituição: Licenciatura Plena em Geografia – 1999 – Universidade Federal de Uberlândia

4. Quantos anos: 36 anos

5. Local de nascimento: Uberlândia

6. Significado da família: O significado de família é alicerce, uma casa precisa de um alicerce para nos garantir segurança de moradia e a nossa família é isto nosso sustento que nós da força para viver. Ela é à base de nossas vidas.

7. Um lugar: São Paulo – Capital

8. O tempo: Vivência, uma caminhada para a não-existência.

9. Um sonho: Fazer a cirurgia de transgenitalização e operar as cordas vocais.

10. Estado civil: Solteira

Participou da Parada do Orgulho Gay
Participando do evento da ong Triângulo Trans


11. Um perfume: Fantasy – Britney Spears

12. Um livro: O Primeiro Beijo e A Hora da Estrela – Clarice Lispector

13. Comida preferida: Comida mineira em geral

14. Significado da educação em sua vida: Poder, humanização, transformação social.

15. Um carro: Ford K

16. Um país: Itália ou Estados Unidos

17. Deus: A essência do Universo

18. Uma frase: Gosto dos venenos os mais lentos!  As bebidas as mais fortes! Dos cafés mais amargos!
E os delírios mais loucos. Você pode ate me empurrar de um penhasco que eu vou dizer: E daí
eu adoro voar!!! (Clarice Lispector)

19. Sua família apóia sua opção? Na verdade nunca apoiaram, sempre criticaram, mas como viram que eu não abriria mão da minha orientação sexual acabaram se conformando.

20. Que conselho você daria às travestis que querem seguir carreira em alguma profissão? Primeiramente, devem entender que o preconceito com as travestis é maior, nos expomos mais, parece que ferimos a sociedade, então deve-se matar um leão todos os dias para poder sobreviver no mercado formal de trabalho. E estudar, pesquisar, se especializar, mostrar e comprovar que a competência profissional não se encontra na genitália ou na orientação sexual de uma pessoa, mas o caminho é árduo e cheio de obstáculos.

Na entrega do prêmio Arco Iris.

21. Você gosta de Uberlândia? excelente cidade, sou apaixonada por aqui, tenho fácil acesso a vários tipos de serviços e sou bem acolhida.

22. Outra cidade: São Paulo, Belo Horizonte ou Rio de Janeiro

23. Segue alguma religião? Não. Mas tenho fé católica e espírita.

"...pretendo lançar minha candidatura para vereadora em 2012."

24. O que você pensa da política? A política é a ciência que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum. A idéia da Política é ter uma forma de organizar a sociedade, em seus diversos âmbitos evitando que chegue a um caos sem ordem ou a uma bagunça tratando da convivência dos diferentes. E isso que a torna tão complexa e consequentemente, interessante. A política é a liberdade de se expressar e de ter uma opinião. Sua finalidade é manter a ordem pública, defesa do território nacional e o bem social da população. Ela é fundamental na vida de todos, pois através da política se constrói a vida da população, não podemos ingenuamente nos abster, cabe a população a discussão e pressão dos governantes.

25. E da presidente Dilma? Uma pessoa forte e efetiva. Demonstra-se ser uma mulher altiva, sem medo e que demonstra respeito com os que a tratam com imparcialidade.

26. Você pretende se candidatar algum dia? Sim, pretendo lançar minha candidatura para vereadora em 2012.

27. Você acha que existe espaço ou possibilidade para alguma travesti ou trans ocupar algum cargo de alto escalão no governo federal? Com certeza, temos várias trans e travestis formadas e articuladas politicamente, falta é oportunidade para nós.

28. Que você acha destes movimentos a favor da causa GLBTT, como o Shama, o Triângulo Trans da Pámela e outros que visam dar voz a esta classe? Tanto o Shama como a Triângulo Trans, são movimentos que atuam na defesa da igualdade em matéria de orientação sexual, destacam-se na defesa dos direitos humanos do segmento LGBTT, além de nos dar visibilidade perante a sociedade.

29. Quais são seus planos para o futuro? Lecionar até aposentar, ingressar em outro curso, fazer concurso ou o que? pretendo continuar na sala de aula, ingressar na carreira política e tentar mestrado na área da educação.

30. Qual a escola que você ministra aulas e de que? Ministro aulas na E. E. Presidente Tancredo Neves há 05 anos e E. E. Ignácio Paes Lemes há 1 ano com turmas do Ensino Fundamental na área de Geografia e História.


Com seus alunos.


No próximo bloco, que será divulgado na quarta feira, 12/01, Sayonara fala de seus amores, que bateu, apanhou, foi abusada, sofreu preconceito na faculdade, posar nua, operação, gostos e desgostos, conselhos para as travestis, machismo, seus alunos e colegas.

Continua nesta quarta 12/01 - não percam !

Nenhum comentário:

Postar um comentário