Ouça agora a R10Music !

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Pastores e Padres recebem informações sobre a Hanseníase









O Programa Municipal de Controle da Hanseníase em parceria com o Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária / Hanseníase – CREDESH, promoveram nesta terça, 28 de setembro, de 09h00 às 10h00 na Igreja Metodista localizada à Av. Brasil 2026 Bairro Brasil, palestra sobre a hanseníase, para os Pastores das Igrejas que fazem parte do Conselho de Pastores.


O evento teve a presença do Mestre e Historiador Luciano Marcos Curi, profissional do Centro Universitário de Araxá MG, que fez uma abordagem histórica da doença, bem como foram discutidos os sinais e tratamentos da doença através da Coordenadora do CREDESH, Dra. Isabela Goulart. Estiveram presentes também Mayra Bassoli de Moraes, Assistente social da Sociedade Eunice Weaver (ONG localizada no bairro Lagoinha) e profissionais da Unidade de Saúde Custódio Pereira.

Para os Padres da Igreja Católica, o Programa de Hanseníase da Secretaria de Saúde, distribuirá “folders” e cartazes para serem divulgados nas homilias que serão realizadas dia 10 de outubro nas igrejas, quando será lido o Evangelho de São Lucas, capítulo 17, versículos de 11 a 19, sobre a cura dos dez leprosos. Este tema foi solicitado pelo Ministério da Saúde e tem como parceiros a Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros – CNBB, Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil - CONIC, Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde, Projeto Franciscanos, Movimento de Reintegração da Pessoa Atingida pela Hanseníase – Morhan, Comissão de Hanseníase do Conselho Nacional de Saúde e Ordem de Malta.

Esta atividade tem como objetivo fazer com que cada Padre ou Pastor seja um multiplicador de informação junto aos freqüentadores das igrejas, fazendo com que mais pessoas possam saber mais sobre esta doença.

Clique aqui e veja mais fotos

Hanseníase em ação

O Programa de Controle da Hanseníase também participou dia 22/09 da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT da empresa Têxtil Abril Ltda, passando para os colaboradores informações sobre a doenças, no sentido de que sejam multiplicadores em seus ambientes de trabalho, como em suas residências e escolas.

Hanseníase

A hanseníase é uma das mais antigas doenças que acomete o homem. As referências mais remotas datam de 600 anos Antes de Cristo, e procedem da Ásia, que, juntamente com a África, podem ser consideradas o berço da doença

A hanseníase é uma doença causada pelo Mycobacterium leprae, bacilo descoberto em 1873 pelo médico Amaneur Hansen, na Noruega. Em homenagem ao seu descobridor, o bacilo é também chamado de Bacilo de Hansen. O bacilo de Hansen é um micróbio que apresenta afinidade pela pele e nervos periféricos.

A hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, de grande importância para a saúde pública devido à sua magnitude e seu alto poder incapacitante, atingindo principalmente as pessoas em faixa etária economicamente ativa comprometendo seu desenvolvimento profissional e/ou social. O alto potencial incapacitante da hanseníase está diretamente relacionado à capacidade do bacilo penetrar a célula nervosa e também ao seu poder imunogênico.

Atualmente a hanseníase tem tratamento e cura.

Fonte: Portal do Ministério da Saúde

Maiores informações:
Programa Municipal de Controle da Hanseníase
Aparecida Helena Oliveira - coordenadora.
Anexo da SMS – sala 207 –

Um comentário: