Ouça agora a R10Music !

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Doenças cardiovasculares podem ser tratadas de maneira natural



Especialista dá dicas de como prevenir e tratar doenças cardiovasculares com grãos integrais.
 
O coração é um dos órgãos que mais trabalha no corpo humano, bombeando o sangue oxigenado para o corpo inteiro, dia e noite, sem parar. Qualquer interrupção do seu ritmo natural, seja por ficar algum tempo sem bater (por menor que este tempo seja), ou acelerar de modo excepcional, pode ser fatal. Se o coração não está bem, então o resto do sistema pode ser comprometido.
 
No Brasil, a cada dois minutos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa morre de problemas cardiovasculares. Segundo a própria entidade, a tendência é que este número aumente para 1,5 mortes ocorridas em apenas um minuto até 2015, além de atentar para a conta que mostra que, até 2014, o número de mortos por doenças cardiovasculares no país aumente 250%. Caso as pessoas não comecem a se conscientizar, os problemas ligados ao coração podem se tornar muito mais sérios do que já são.
 
Apesar desse cenário pessimista, a nutricionista Paula
 
​Souza, de Curitiba, afirma que é possível cuidar do coração de maneira saudável, por meio de uma alimentação balanceada, e destaca a importância dos grãos na regulamentação da saúde cardiovascular. "Os grãos integrais, como aveia, semente de linhaça e farelo de trigo, são ricos em substâncias antioxidantes, fibras e gorduras nutritivas. Ao incluí-los na dieta diária, eles ajudam a manter o coração sadio, além de diminuir o risco de outras doenças, como pressão alta, AVC e infarto", explica à profissional.
 
Ela pontua que estudos recentes demonstram que, de fato, a ingestão diária de alimentos integrais ricos em fibras está diretamente ligada com uma redução da taxa de mortalidade relacionada a doenças cardiovasculares. "Para preservar a saúde, não é preciso muito: apenas 25 a 28 gramas de cereais diários, que podem estar no arroz e no pão integral, por exemplo," diz Paula, que é especializada em atendimento clínico e esportivo.
 
Entretanto, a nutricionista adverte que apenas passar a ingerir grãos não é o suficiente. "É preciso ressaltar que, junto da inclusão de fibras na dieta, combater o sedentarismo, assim como outros vícios e erros alimentares, também é essencial, além de, claro, manter uma regularidade nos cuidados com a alimentação e o corpo ao longo de toda vida", finaliza.

Fonte: http://www.segs.com.br/saude/36837-doencas-cardiovasculares-podem-ser-tratadas-de-maneira-natural.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário