Ouça agora a R10Music !

segunda-feira, 19 de julho de 2010

100 anos de Victório Siquierolli serão comemorados em agosto

Os 100 anos de Victório Siquierolli serão comemorados dia 07 de agosto, às 9h00 no Parque Victório Siquierolli, com uma festiva solenidade, presença de parentes, amigos e autoridades. Seu nome será lembrado para sempre pela generosidade de ter doado para o município uma área onde existia uma fábrica, além do fato de que sempre foi um amante da natureza e esta foi uma maneira de contribuir para a preservação do meio ambiente, deixando para toda cidade, uma herança "verde" de valor incalculável.

O parque surgiu a partir da doação das terras, onde antigamente era conhecido como "Chacára Metálica". Seu proprietário era Victório Siquieroli, descendente de italianos. Nascido em agosto de 1910 na cidade de Conquista, foi para Uberlândia aos 12 anos de idade após perder os pais. Morava com seu irmão mais velho. Começou a trabalhar aos 14 anos de idade para suprir suas necessidades. Na área onde atualmente reside o parque municipal, existia a fábrica de Victório, onde se fabricavam facões, foices, etc. Em 1996, sua querida esposa Anália Resende Siquieroli incentivou Victório a doar as terras para a construção de um parque, objetivando a preservação. Faleceu aos 93 anos.


O Parque Municipal Victorio Siquierolli, inaugrado em 2002, está localizado na Zona Norte de Uberlândia, onde encontram-se legítimos exemplos da vegetação do cerrado, com suas árvores de folhas coreáceas, troncos retorcidos e cascudos, flores muitos coloridas e frutos agrestes, um espaço com brinquedos pra crianças, museu de biodiversidade do cerrado. Numa área total de 232.300 metros quadrados, o Parque fica entre os bairros Jardim América, Residencial Gramado, Nossa Senhora das Graças e Cruzeiro do Sul, na Zona norte da cidade.

3 comentários:

  1. Renato, o parque é lindo, tirei várias fotos da minha filha lá. amei..... me avise onde serão as comemorações. abraço

    ResponderExcluir
  2. amo uberlandia e esse parque ai é uma raridade da natureza.muito lindo inconfundivelmente!!! bjus

    ResponderExcluir
  3. É maravilhoso termos um parque como esse em nossa cidade. O cerrado permanece vivo naquele ambiente.

    ResponderExcluir