Na próxima quarta-feira, 27/04, acontece no Anfiteatro 8B, campus Umuarama, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) a partir das 9 horas, a palestra “Metais tóxicos na saúde humana”, aberta a profissionais da área da saúde, acadêmicos e população.
A promoção é do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP/UFU), Comissão Interna de Biossegurança (CIBio/UFU) e Comissão de Ética na Utilização de Animais (CEUA/UFU).
O objetivo é mostrar a importância do equilíbrio de minerais no organismo humano para um bom estado de saúde, além de esclarecer sobre a eliminação de metais tóxicos no organismo, como alumínio e chumbo. “Com esta palestra, espera-se que a população passe a se alimentar melhor e tomar mais cuidado com a toxicidade de certos elementos. Serão esclarecidas também, as técnicas utilizadas para medir os minerais no organismo humano”, explica a professora Sandra Furtado, presidente da CIBio/UFU .
A professora lembra ainda que a análise de minerais dos pelos do corpo e do sangue podem mostrar o quadro de elementos essenciais ao organismo e elementos tóxicos. “Por essas análises, podem ser diagnosticados a falta e o excesso desses elementos e entender um pouco mais o quadro de sintomas das pessoas, como cansaço, fraqueza, câimbras, depressão e angústia”, ressalta.
A palestra será ministrada por Nélson Costa e Adriani Castro Pereira, do Laboratório de Biominerais de Campinas, São Paulo, e pelo médico nutrólogo e presidente da Academia Brasileira de Estudos Avançados, César Roberto Maksod Cabral.
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: biosseguranca@propp.ufu.br . Haverá certificado para quem assinar a lista de presença.
Mais informações pelo telefone (34) 3239- 4131.
Assessoria de Comunicação da UFU
Eliane Moreira
Jornalista MTb 525/RN
19/04/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário