Informativo Vegetariano Fev 2011
O que é comida ecológica?
Daniel F. de Assis
Comida ecológica é a comida viva feita e consumida com consciência ambiental, ou seja, considerando alimentos vegetais orgânicos, priorizando produtos e produtores locais, evitando congelamentos ou conservação em geladeira, com ênfase e preferência por alimentos in natura e selvagens, mais que superalimentos industrializados, mesmo que cru ou vivos. Considero a comida ecológica não como um substantivo concreto, e nem abstrato, mas como um verbo. Não existe um alimento ecológico, e sim uma maneira ecológica de se relacionar com o alimento. (leia mais no anexo, doc. Word 2007)
(...) A comida ecológica fundamenta-se nos princípios de ser crua, vegana, madura, fresca e integral. Há 20 anos, era muito comum o consumo de vegetais orgânicos e crus nos centros de tratamentos holísticos da Alemanha e da Suíça. Foi justamente nesta época que começaram a surgir as primeiras informações e livros (...). A corrente crudivorista vem ganhando força novamente nos últimos anos, principalmente quando se trata de reversão de doenças. Há experiências e relatos impressionantes, como o caso de pessoas diabéticas há mais de 20 anos que, depois de quatro dias mantendo uma alimentação 99% crua e viva, deixaram de tomar insulina.
Vantagens de uma comida ecológica
O alimento que comemos, a forma como o preparamos, bem como o processo pelo qual ele passa quando de sua produção influem e impactam em nosso meio ambiente interno e externo. O meio ambiente interno é nosso corpo, com seus cem trilhões de células vivas, que vivem em perfeito equilíbrio, quando permitimos. São nossos órgãos e sistemas, com o digestório, o de defesa, o de absorção de nutrientes, etc. O meio ambiente externo é nosso bairro, nossa cidade, nosso país, nosso planeta. Vários resultados podem ser obtidos com a alimentação ecológica. Alguns deles:
Melhora odores do corpo;
Melhor qualidade de sono;
Perda de excesso de peso;
Melhora do sistema imunológico;
Benefícios para a pele e para os cabelos;
Aumento da energia e vitalidade;
Intensificação da disposição física e mental
(...) Outro fato positivo desse tipo de alimento é o estoque natural de antioxidantes.
(...) São inúmeras as vantagens da alimentação ecológica. A maioria dos resíduos gerados por essa dieta é biodegradável, e essa produção requer menos energia. O consumo de água chega a ser 30 vezes maior para produzir um quilo de carne do que para produzir um quilo de vegetais. Por mais que não siga essa linha de nutrição, ela tem que ser considerada, pois a dieta ecológica é a dieta que oferece maior relação entre nutrientes e calorias. (...)
Agrotóxico metamidofós será banido do mercado brasileiro
Anvisa
O agrotóxico metamidofós só poderá ser utilizado, no Brasil, até 30 de junho de 2012. É o que determina a Resolução RDC 01/2011 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada nesta segunda-feira (17/1). A decisão da Anvisa é fundamentada em estudos toxicológicos que apontam o metamidofós como responsável por prejuízos ao desenvolvimento embriofetal. Além disso, o produto apresenta características neurotóxicas, imunotóxicas e causa toxicidade sobre os sistemas endócrino e reprodutor, conforme referências científicas e avaliação elaborada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). (leia mais no anexo, doc. Word 2007)
Fonte: SVB Uberlândia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário